Café – Conselho da nutricionista Joana Malheiro

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. E tem ou não benefícios para a saúde?


Estudos comprovam que o café em consumo moderado e regular, tem benefícios como a redução da sensação de fadiga e ação estimulante, aumento dos níveis de concentração, melhoria do raciocínio e memória, auxilia a digestão, devido ao aumento do estímulo da secreção ácida do estômago, e ainda aumenta a contração peristáltica, funcionando como um laxante natural.


Existem estudos ainda que associam um possível efeito protetor do café contra doenças como a Diabetes Mellitus tipo 2, alguns tipos de cancro, depressão e as doenças de Parkinson e Alzheimer.

Que quantidade devemos consumir para tirar benefícios?

O café traz benefícios para a saúde, mas em que quantidades? Como toda a alimentação, devemos ingerir tudo de uma forma equilibrada. Doses acima de 400mg, poderão apresentar riscos para a saúde do consumidor. Mas o que são 400mg de cafeína em termos práticos?

A média de cafeina de um café expresso típico português, é de cerca de 74,5mg, ou seja uma média de 5 cafés por dia, poderá trazer malefícios para a saúde.
É necessário ainda ter atenção que o café não é o único alimento ou bebida que contém esta substância! As bebidas energéticas, os chás, alguns refrigerantes e até os chocolates podem contribuir para as quantidades de cafeína ingeridas ao longo do dia!

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