O Município de Mafra homenageou os “Soldados da Paz”

A Sessão Solene do Dia Municipal do Bombeiro realizou-se na Malveira, no âmbito da qual foram ainda celebrados protocolos de colaboração visando a criação de Equipas Multidisciplinares de Apoio Psicossocial aos bombeiros e aos munícipes em situações de crise e catástrofe.

A cerimónia iniciou-se com a revista às forças em formatura, constituídas por efetivos dos três corpos de bombeiros do Concelho de Mafra (Mafra, Ericeira e Malveira).

Na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, salientou o apoio municipal prestado aos bombeiros para reforço da capacidade operacional, enumerando que, em 2019, tais apoios abrangem a constituição de Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) e Equipas Logísticas de Apoio ao Combate (ELAC), no valor de 50 mil euros, e de mais duas Equipas de Intervenção Permanentes (EIP), totalizando três afetas às três corporações concelhias, as quais representam um encargo de mais de 290 mil euros durante os próximos três anos.

Aproximando-se a denominada época de maior risco de incêndio florestal, o edil informou que, a partir de 1 de julho, vai estar novamente em funcionamento o Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, estrutura operacional que reúne os agentes locais de Proteção Civil. Anunciou que, a partir de 15 de maio, o Heliporto Municipal de Mafra volta a constituir-se como centro de meios aéreos de combate a incêndios, sendo que o helicóptero e a equipa dos GIPS aqui sediados reforçarão os dispositivos municipal e distrital. Este ano, e como novidade, a autarquia terá também em atividade uma segunda equipa de Sapadores Florestais Municipais, dotada de capacidade para desencadear ações de silvicultura preventiva, prevenção estrutural, vigilância, operações de rescaldo de incêndios e vigilância pós-rescaldo.

Na cerimónia intervieram, igualmente, o Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rui Rama da Silva, o Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, André Fernandes, o Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Pedro Araújo, o Presidente da Direção do Agrupamento de Associações Humanitárias do Concelho de Mafra, Fernando Azeiteiro, e o Comandante Operacional Municipal, Miguel Oliveira.

Nesta sessão foram, ainda, celebrados protocolos de colaboração entre o Município de Mafra, o Agrupamento das Associações Humanitárias do Concelho de Mafra, a Casa do Povo do Gradil, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Nova, o Centro Social Paroquial São Silvestre do Gradil e a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, destinados a criar Equipas Multidisciplinares de Apoio, tanto aos Bombeiros das Corporações do Concelho, no âmbito do desempenho da profissão ou da atividade de voluntariado, como aos munícipes, em situações de crise e catástrofe que ocorram no território concelhio. Estas equipas serão constituídas por bolsas de profissionais, devidamente preparados, para atuar na promoção da saúde física e emocional.

A comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, integrado na Semana da Segurança de Proteção Civil, terminou com um desfile apeado e motorizado das três corporações, sob aplausos do público presente.

Fonte: CM Mafra

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.