Loures recebe etapa da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta

O final da segunda etapa da 81.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, amanhã dia 2 de agosto, em Santo António dos Cavaleiros, Loures, vai ser palco de uma Ecochegada.

O Município de Loures associou-se a um dos maiores eventos desportivos em Portugal e garante, neste final de etapa, um compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos e o consumo de água da torneira.

Na receção da segunda etapa da Volta será assegurada a distribuição de água da torneira em copos reutilizáveis, com recurso a Guardiões do Ambiente (mochileiros), que sensibilizarão, simultaneamente, a população para a importância da preservação deste recurso.

Ao longo de todo o percurso da etapa no concelho de Loures serão colocados, estrategicamente em dez locais, equipamentos de deposição seletiva de resíduos e equipas que, após a passagem da caravana da Volta, asseguram de imediato a limpeza dos espaços. Para o efeito, as equipas de limpeza terão o apoio de uma viatura, denominada de Ecovassoura.

A zona da meta será reforçada com cinco ecopontos de grande dimensão para recolha seletiva, devidamente assinalados, e por mochileiros móveis que promoverão a sensibilização dos espetadores para a importância da reciclagem.

E porque a água da rede pública no concelho de Loures é de qualidade certificada e o consumo deste bem essencial diminui os custos ambientais associados à água engarrafada, estarão na zona da meta um conjunto de mochileiros, distribuindo gratuitamente água fresca aos espetadores, em copos reutilizáveis.

A edição de 2019 da Volta a Portugal em Bicicleta decorre de 31 de julho a 11 de agosto, com a participação de 140 ciclistas, em representação de 20 equipas, nove delas portuguesas.

A segunda etapa, no dia 2 de agosto, tem início na Marinha Grande e será a mais longa da Volta com 198,5km, terminando em Santo António dos Cavaleiros.

Publicidade

Fonte: Município de Loures

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.