Ópera: Transmissão em direto do Festival de Bayreuth no CCB

Maestro Valery Gergiev

No dia 25 de julho, com início às 17h00 (hora de Lisboa), será transmitida, a partir de Bayreuth e a marcar a abertura do Festival de 2019, a ópera Tannhäuser, de Richard Wagner, na nova encenação de Tobias Kratzer e sob direção musical de Valery Gergiev. Em Lisboa, a transmissão será recebida no Grande Auditório do CCB.

Tobias Kratzer – Encenador

O Festival de Bayreuth é um dos mais conhecidos e renomados festivais de música de todo o mundo. Em cada ano, afluem a Bayreuth cerca de 60 mil visitantes, vindos de todas as partes do globo, para assistirem às óperas de Richard Wagner no seu próprio teatro. A procura excede desde há décadas a lotação disponível, pelo que as listas de espera se estendem por vários anos. A transmissão por satélite vem, assim, permitir a muitos amantes de música vivenciar uma récita de Bayreuth, com a mais alta qualidade técnica. A ópera é cantada na língua original, o alemão, e será legendada em alemão e em português.

Mais ainda, a preceder a transmissão – às 16h00 – no foyer do Grande Auditório do CCB e em exclusivo para os que têm bilhete para a ópera, haverá uma apresentação pelo Prof. Doutor Paulo Ferreira de Castro.

Paulo Ferreira de Castro é musicólogo e docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito a sua formação académica nas Universidades de Estrasburgo e Londres. Exerceu crítica musical em diversos órgãos de comunicação social e foi Diretor do Teatro Nacional de São Carlos. É autor de diversos livros e ensaios sobre música europeia dos séculos XVIII a XXI, com lugar de destaque para as temáticas wagnerianas, tendo organizado nesse domínio o colóquio internacional Consequences of Wagner (Lisboa, CESEM, 2009) e participado no volume coletivo The Legacy of Richard Wagner (Brepols Publishers, 2012).

Publicidade

Mais informações aqui

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.