Festival ao Largo: Banda Sinfónica da GNR actua esta noite no Largo de São Carlos

MÚSICA 
10 de julho, quarta-feira — 21:30h
Direção musical João Afonso Cerqueira
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana

A Abertura Carnaval, op. 92, B169, escrita na casa de campo de Dvořák no sul da Boémia entre julho e setembro de 1891, pertence a um ciclo de três aberturas de concerto originalmente intituladas «Natureza, Amor e Vida». Segundo palavras de Dvořák, a Abertura Carnaval pretende descrever um viajante solitário que, ao crepúsculo, chega a uma cidade onde decorre uma animada celebração. 

Banda Sinfónica da GNR

Com apenas 26 anos, Joly Braga Santos escreveu a Quarta Sinfonia em Mi menor, op. 16, no Monte dos Perdigões, propriedade de Luiz de Freitas Branco, mentor de Joly Braga Santos. A obra é dedicada à Juventude Musical Portuguesa de que Joly Braga Santos foi cofundador, e nela podemos constatar a preocupação do compositor em «construir» música que pudesse dialogar com o Homem em toda a sua simplicidade e clareza. 

Modest Mussorgski visitou em março de 1874, numa galeria de São Petersburgo, uma exposição de pintura dedicada à obra do seu grande amigo, o pintor Viktor Hartmann. Tal visita inspirou Mussorgski a compor, em junho desse mesmo ano, Quadros de uma Exposição em Si Maior. Obra escrita para piano, seria posteriormente orquestrada por Maurice Ravel que, com o seu apurado talento orquestral, soube extrair todas as subtilezas melódicas da partitura original do compositor russo.

Publicidade

Mais informação aqui

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.