Doces do concelho de Torres Vedras são candidatos às 7 Maravilhas de Portugal

O Pastel de Feijão de Torres Vedras, o Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa, a Uvada e as Morenas de Uvada são os candidatos do concelho de Torres Vedras às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Na edição de 2019, o concurso é dedicado à doçaria portuguesa e aposta na inovação à base dos produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. As 7 Maravilhas Doces de Portugal dividem-se, assim, nas categorias Doce de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

Na candidatura submetida pelo Município, o Pastel de Feijão de Torres Vedras enquadra-se na categoria Doce de Território, a Uvada participa enquanto Doce de Fruta e Mel, já o Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa e as Morenas de Uvada são candidatos na categoria Doces de Inovação.

Depois de uma seleção realizada por um painel de especialistas, os candidatos serão apresentados para votação pública, ao longo dos meses de julho e agosto, em 20 programas transmitidos em direto pela RTP1. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e região autónoma, num total de 140 doces a concurso, sendo que de cada programa sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas. Os 28  pré-finalistas são divididos pelas duas semifinais, a realizar nos dias 24 e 31 de agosto.

A Gala Finalíssima realiza-se a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos, pelos portugueses, sete doces como 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.