Interpretes FC2019: Surma

Surma é Débora Umbelino e vem de Leiria, mas o que nos traz na música que faz vem de locais mais exóticos. Domina as teclas, os samplers, as cordas, trabalha com vozes e com loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos transportam para paragens mais ou menos incertas, em atmosferas desconhecidas…

Notada cedo entre os mais atentos aos universos alternativos, Surma foi conquistando público um pouco por todo o lado. O single de estreia, “Maasai”, editado em 2016, indicava um caminho singular que o álbum “Antwerpen” (2017) veio a consolidar. “Hemma”, single e apresentação do álbum, foi nomeado para melhor canção nacional nos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores em 2017.

Surma tem 24 anos e, neste momento, é uma figura com destaque entre os valores da nova música portuguesa, com provas dadas dentro e fora de portas e recentemente anunciada entre a programação da edição de 2019 do festival Primavera Sound. Esta é a sua estreia no Festival da Canção.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.