Interpretes FC2019: NBC

NBC, de nome Timóteo Deus Santos, é natural de São Tomé e Príncipe e tem uma carreira de mais de 20 anos desenvolvida em Portugal. É um dos fundadores do hip hop português, mas desde sempre se deixou influenciar também pelas vibrações do groove, pela energia do funk, pela irreverência do rock ou pela profundidade da música soul e dos blues.

É cantor e escritor de canções. Começou a sua carreira na década de 90 com o seu irmão BlackMastah. E dessa ligação nasceram os Filhos d’1 Deus Menor. Como NBC tem já uma discografia considerável que inclui os álbuns “Afro-Dísiaco” (2003), “Maturidade” (2008) e “Toda a Gente Pode Ser Tudo” (2017), este último eleito então pela Antena 3 como um dos discos do ano. A sua obra em disco inclui também um disco ao vivo gravado no IFP. Em duas décadas de carreira assinou ainda colaborações com nomes como New Max, Orelha Negra, Sam The Kid, Dealema,, Mundo Segundo, Bob da Rage Sense, Sir Scratch, Grognation, Time for T., Zimun, Dino d’Santiago, DJ Ride ou Gatupreto.

Em 2017 participou num dos números musicais da Grande Final do Festival da Canção, recriando grandes clássicos da sua história. Este ano assina uma das canções concorrentes.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.